Arquivo Técnico de Radioamadorismo e Radioescuta
Arquivo de artigos técnicos do antigo Fórum do Radioamador

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistarRegistar 
 PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

Teste nos 11m com Yagi

Este fórum está bloqueado: não pode criar tópicos, responder ou editar mensagens.   Este tópico está bloqueado: não pode editar ou responder mensagens.    Índice do Fórum -> Arquivo Técnico
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
transistor

Registo: 21 Jan 2007

MensagemColocada: 11 Mar 2007 02:43    Assunto: Teste nos 11m com Yagi Responder com citação

Caros colegas, no próximo fim de semana espero ter concluido a construção e montagem da minha antena direccional yagi de 4 elementos para a banda do cidadão, que passo a partilhar convosco:

http://signalengineering.com/ultimate/4_element_yagi.html

Espero obter os resultados descritos no projecto do nosso colega Scott, vou montar a antena em polarização VERTICAL, ficando assim compatível com praticamente todos os colegas que possuem antenas verticais pois são as mais comuns e as mais usadas.
Gostava também de solicitar a ajuda de alguns colegas que se encontrem em localidades mais longinquas do meu QTH, que se situa em Rio de Mouro, conselho de Sintra, para fazer algumas experiências com a antena direccional. Caso haja colegas que gostem e queiram colaborar comigo, digam-me algo para o email (estacao_transistor@hotmail.com) ou deixem aqui uma mensagem! Wink Depois combinamos o dia, hora, canal, modo de molulação e direcção que darei á minha antena Cool
Um grande oscar-bravo a todos os colegas pela atenção e espero contar convosco! Se a antena tiver realmente bons resultados então irei sim ajudar os meus amigos a construir uma igual e vou rever o projecto (converter as medidas de polegadas para centimetros,etc)...

* CT2JQB * QAP VHF - 145.4625 *

www.qrz.com/ct2jqb

Superstar 3900-Yaesu FT757GX-Yaesu FT-7800-Icom IC-E2820 (com módulo D-Star)-Icom IC-E91
CTE UV-200-Diamond Super Antenna 7500-Alan GPE 5/8-Sirtel Santiago 1200
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail MSN Messenger
JMENDES

Registo: 30 Dez 2008

MensagemColocada: 31 Dez 2008 21:57    Assunto: Re: Teste nos 11m com Yagi Responder com citação

transistor escreveu:
Caros colegas, no próximo fim de semana espero ter concluido a construção e montagem da minha antena direccional yagi de 4 elementos para a banda do cidadão, que passo a partilhar convosco:

http://signalengineering.com/ultimate/4_element_yagi.html

Espero obter os resultados descritos no projecto do nosso colega Scott, vou montar a antena em polarização VERTICAL, ficando assim compatível com praticamente todos os colegas que possuem antenas verticais pois são as mais comuns e as mais usadas.
Gostava também de solicitar a ajuda de alguns colegas que se encontrem em localidades mais longinquas do meu QTH, que se situa em Rio de Mouro, conselho de Sintra, para fazer algumas experiências com a antena direccional. Caso haja colegas que gostem e queiram colaborar comigo, digam-me algo para o email (estacao_transistor@hotmail.com) ou deixem aqui uma mensagem! Wink Depois combinamos o dia, hora, canal, modo de molulação e direcção que darei á minha antena Cool
Um grande oscar-bravo a todos os colegas pela atenção e espero contar convosco! Se a antena tiver realmente bons resultados então irei sim ajudar os meus amigos a construir uma igual e vou rever o projecto (converter as medidas de polegadas para centimetros,etc)...

Olá
Eu também já testei directivas para CB (quadra cubica)e foi um espanto, um colega no Brasil não queria acreditar que era de Potrugal, pensava k era o vizinho 9+30 quase sem oscilar(AL de 1200 Watt e ANT de 3 elemntos hi... hi...) os meu vizinhos é k se queixaram!! MAS ATENÇÃO, ESTAS ANTENA SÃO ILEGAIS EM CB.
Bom 2009
cou

Registo: 25 Set 2008

MensagemColocada: 15 Jan 2009 16:26    Assunto: Responder com citação

Boas Cool
Tambem tenho uma mas construida por mim funciona muito bem.

Editado pela última vez por cou em 19 Mai 2009 19:57, num total de 1 vez
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Carlos Gonçalves

Registo: 18 Abr 2006

MensagemColocada: 15 Jan 2009 19:16    Assunto: Antenas direccionais. Responder com citação

JMendes:

Notei esse seu reparo acerca da ilegalidade da Yagi-Uda na faixa em causa, e percebo o motivo que terá (Terá mesmo? Vem publicado?) levado o legislador a esse pormenor regulamentar.

Se sim, se é mesmo o caso, apenas não poderá, ou não deverá ser usada... na emissão. Mas agora pergunto: será que muitos que as montaram receiam algo da ANACOM só pelo mero facto de tê-las?!

Não faço a pergunta por usar essa banda, que nem é o caso, mas apenas por alguma curiosidade.

73.
Carlos Gonçalves.
Voltar acima
FranX

Registo: 30 Mai 2008

MensagemColocada: 16 Jan 2009 11:57    Assunto: Re: Antenas direccionais. Responder com citação

Carlos Gonçalves escreveu:
JMendes:

Notei esse seu reparo acerca da ilegalidade da Yagi-Uda na faixa em causa, e percebo o motivo que terá (Terá mesmo? Vem publicado?) levado o legislador a esse pormenor regulamentar.

Se sim, se é mesmo o caso, apenas não poderá, ou não deverá ser usada... na emissão. Mas agora pergunto: será que muitos que as montaram receiam algo da ANACOM só pelo mero facto de tê-las?!

Não faço a pergunta por usar essa banda, que nem é o caso, mas apenas por alguma curiosidade.

73.
Carlos Gonçalves.

Bom dia amigo Carlos Gonçalves

Tenho visto algumas direccionais em diversos locais, embora não sejam permitidas no CB (é o que diz a legislação) muitos macanudos utilizam-nas, eu pessoalmente não tenho Direccional mas até que ando a pensar em fabricar uma. De momento utilizo uma Dupla Passo em Frente (construção caseira) e uma Vertical Banten 700ML adaptada aos 11 metros (é uma antena marítima com 7,1 mts que faz dos 1.6 Mhz aos 30 Mhz).

De qualquer forma acho que qualquer um pode ter uma Direccional .... porquê não a ter ? Se fazer escuta não é ilegal? Basta não emitir Smile !

Além do mais a ANACOM não se deve de preocupar com estes "trocos" ... teem a guerra do PLC para resolver, isso sim é que é preciso fiscalizar e actuar, pois existem cada vez mais colegas a ficarem surdos com essa praga.
Acho que isto só vai melhorar quando a Fiscalização da ANACOM actuar ao estilo da ASAE, entrar nas residências onde estão as "Boxes" e apreende-las ..... tipo ASAE nas Feiras e Mercados Smile . Já lá vão 2 anos e a ANACOM continua muito "macia" na resolução deste problema.

Cordiais 73
Carlos Gonçalves

Registo: 18 Abr 2006

MensagemColocada: 19 Jan 2009 20:30    Assunto: Compreende-se... Responder com citação

"FranX":

Obrigado pela reacção.

Bom, se a situação fosse distinta, de sinal contrário, talvez nem valesse a pena dizê-lo, mas essas "caixas" representam vendas, vendas que representam impostos, logo, é fácil concluir que a pressão p/ mitigar o uso desses equipamentos não será grande.

Acresce que a visibilidade de uma actuação mais rígida passaria despercebida, ou quase, pelo cidadão comum, logo, o esforço é aliviado - não é o mesmo que a ASAE, cujas movimentações mais exuberantes são noticiadas.

É triste, mas é assim.

Como julgo ser igualmente triste ser quase certo a ANACOM ignorar, ou tender a ignorar pedidos de inspecção por parte de indivíduos ligados à rádio mas destituídos de lic. dita de amador (emissor). Não falo por experiência própria, mas o que me dado ler quanto à situação portuguesa e estrangeira leva-me a concluir nesse sentido. Julgo que não andarei longe da verdade.

73.
Carlos Gonçalves.
Voltar acima
FranX

Registo: 30 Mai 2008

MensagemColocada: 24 Mar 2010 10:36    Assunto: Re: Compreende-se... Responder com citação

Carlos Gonçalves escreveu:
"FranX":

Obrigado pela reacção.

Bom, se a situação fosse distinta, de sinal contrário, talvez nem valesse a pena dizê-lo, mas essas "caixas" representam vendas, vendas que representam impostos, logo, é fácil concluir que a pressão p/ mitigar o uso desses equipamentos não será grande.

Acresce que a visibilidade de uma actuação mais rígida passaria despercebida, ou quase, pelo cidadão comum, logo, o esforço é aliviado - não é o mesmo que a ASAE, cujas movimentações mais exuberantes são noticiadas.

É triste, mas é assim.

Como julgo ser igualmente triste ser quase certo a ANACOM ignorar, ou tender a ignorar pedidos de inspecção por parte de indivíduos ligados à rádio mas destituídos de lic. dita de amador (emissor). Não falo por experiência própria, mas o que me dado ler quanto à situação portuguesa e estrangeira leva-me a concluir nesse sentido. Julgo que não andarei longe da verdade.

73.
Carlos Gonçalves.

Bom dia

Passado um ano sobre este comentário do colega Carlos Gonçalves, muita coisa mudou no combate ao PLC.
A ANACOM e a PT arranjaram finalmente solução técnica para alterar as coisas, e as estações quer de amador quer de CB que apresentaram em devido tempo as suas queixas à entidade fiscalizadora, já começaram a ficar sem o ruído infernal das campaínhas. As caixinhas levam com uns filtros notch e também são reprogramadas .... como por magia as campaínhas desaparecem.
Valeu a pena esta árdua luta levada a cabo por alguns colegas aqui do Concelho de Sintra e Cascais, uns Amadores outros Cebeistas, em beneficio de todos.
Seria bom que este exemplo pudesse ser seguido em todo o país unindo todos os amantes destas coisas da rádio.

M.Cumprimentos
Mostrar tópicos anteriores:   
Este fórum está bloqueado: não pode criar tópicos, responder ou editar mensagens.   Este tópico está bloqueado: não pode editar ou responder mensagens.    Índice do Fórum -> Arquivo Técnico Todas as horas são GMT + 1 Hora
Página 1 de 1

Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum